Loading...

Aventura & Passeios Pedestres

                                                                                            BECOS E MIRADOUROS

Denominou-se «Becos e Miradouros» a caminhada que marcou o arranque do programa deste Núcleo, no dia 21 de Outubro de 2017.

O local de encontro dos 37 participantes foi a Estação do Rossio em Lisboa e o percurso, com extensão de 9 Km, teve a duração aproximada de 3 horas e meia.

MONSANTO À NOITE e BENFICA FOOTSTEPS

«Monsanto à Noite», Lisboarealizou-se a 11 de Novembro de 2017  e a terceira caminhada, «Benfica Footsteps» (Lisboa), no dia 9 de Dezembro. O Núcleo, que recentemente iniciou o sua actividade e tem contado com uma adesão dos sócios assinalável, promete manter uma actividade intensa.

LISBOA ORIENTAL

O Núcleo levou a efeito a quarta caminhada, primeira do ano 2018. De seu nome «Lisboa Oriental», foi realizada no dia 12 de Janeiro e tratou-se de um passeio junto ao Tejo, no Parque das Nações. Teve a duração de 3 horas e o nível de dificuldade foi baixo. Contámos, mais uma vez, com o apoio da Associação Diversão e Movimento, que tem vindo a colaborar com o CCDCAM, fazendo o acompanhamento dos diversos percursos.

PALMELA - SERRA DO LOURO

A quinta caminhada realizou-se em Palmela, a 3 de Fevereiro de 2018. Os 27 participantes (entre os quais três crianças) caminharam pela Serra do Louro, usufruindo das excelentes panorâmicas sobre o Estuário do Sado, passeio que foi completado com um almoço.

Tratou-se de um percurso de 15 Km, com a duração de 3 horas e nível de dificuldade baixo. Como sempre, contámos com o apoio da Associação Diversão e Movimento.

 

LISBOA DAS REVOLUÇÕES

Após os constrangimentos metereológicos que impossibilitaram o passeio "De Algés a Cascais, a ver o mar" (a realizar oportunamente), o Núcleo Aventura & Passeios Pedestres levou a efeito a 6ª caminhada, no dia 14 de Abril de 2018, subordinada ao tema "Lisboa das Revoluções".

No mês em que se celebrou a Revolução dos Cravos, a proposta foi uma visita pelos vários monumentos que foram palco dos acontecimentos na cidade de Lisboa. A caminhada, que contou com 35 participantes, teve a duração de aproximadamente 3h00, um percurso circular de 10Km e o nível de dificuldade baixo. 

O Núcleo teve, como habitualmente, o apoio da Associação Diversão e Movimento, que colabora com o CCDCAM e acompanhou o percurso. Pela primeira vez, o passeio também dispôs de guia, com vista a transmitir o enquadramento histórico dos pontos visitados.

 

SINTRA - LAGOA AZUL

O Núcleo Aventura & Passeios Pedestres do CCDCAM realizou no dia 12 de Maio de 2018 a sua 7ª caminhada. Desta vez fomos visitar a Lagoa Azul, em Sintra, e o passeio contou, mais uma vez, com o apoio da Associação Diversão e Movimento, que acompanhou todo o percurso.

A caminhada teve a duração de, aproximadamente, 4 horas, tratando-se de um percurso circular, com 10,5 Km e nível de dificuldade médio.

 

PASSEIO ANUAL - NASCENTE DO RIO ALVIELA (ALCANENA)

No dia 16 de Junho de 2018, o Núcleo Aventura & Passeios Pedestres levou a efeito o seu passeio anual, desta vez à nascente do Rio Alviela, em Alcanena. Foi o último passeio antes do interregno para férias, sendo a actividade retomada no mês de Setembro. Com 44 participantes, tratou-se de um percurso de 11,1 Km (circular), sendo o nível de dificuldade médio. Seguiu-se um almoço no restaurante «Olhos d'Água» e uma visita de aproximadamente uma hora (1.1 Km) à gruta da nascente do Alviela.

O evento contou, mais uma vez, com o apoio da Associação Diversão e Movimento, que acompanhou todo o percurso.

DE ALGÉS A CASCAIS, A VÊR O MAR

Após cancelamentos em datas anteriores - devido ao mau tempo - a caminhada «De Algés a Cascais, a ver o mar», a oitava organizada Núcleo Aventura & Passeios Pedestres, realizou-se a 29 de Setembro de 2018.

Os 20 participantes tiverem a oportunidade de escolher entre dois percursos: um mais longo ou outro mais curto, embora a maioria tenha optado pelo percurso integral.

O encontro para o percurso maior foi na estação de comboios de Algés. Teve a duração de aproximadamente quatro horas e meia, extensão de 20,5 Km e nível de dificuldade baixo.

Quanto ao percurso menor, o encontro foi na estação de comboios de Oeiras, para percorrerem 12 Km, com uma duração de cerca de três horas e o nível de dificuldade baixo.

Como sempre, o Núcleo contou com o apoio da Associação Diversão e Movimento.

 

PASSEIO PELA LAGOA

 No dia 27 de Outubro de 2018, o Núcleo Aventura & Passeios Pedestres levou a efeito a sua 9ª caminhada e comemorou o 1º aniversário do Núcleo. Denominada "Passeio pela Lagoa", realizou-se na Lagoa de Albufeira, com a participação de 32 pessoas. Contámos, mais uma vez, com o apoio da Associação Diversão e Movimento, que acompanhou todo o percurso.

Apesar das condições atmosféricas adversas, foi um dia bem passado, com uma caminhada de 12 Km. Seguiu-se o jantar comemorativo do aniversário, que decorreu no Restaurante Acácio, na Aldeia do Meco.

S. MARTINHO DA ARRÁBIDA

De início agendada para o dia 11 de Novembro, a 10ª caminhada do Núcleo Aventura & Passeios Pedestres do CCDCAM, na Serra da Arrábida, foi adiada devido ao mau tempo, tendo finalmente ocorrido a 18 de Novembro de 2018. 

Um passeio pelo Parque Natural da Arrábida, com a duração de cerca de 3h30, para efectuar um percurso circular de, aproximadamente, 12 Km. O nível de dificuldade foi médio.

 PASSEIO DE NATAL EM LISBOA


Denominou-se "Passeio de Natal em Lisboa" e, desta vez, a caminhada foi pela capital, percorrendo algumas das ruas iluminadas por ocasião da época natalícia. Reunindo 33 participantes, o passeio realizou-se no dia 7 de Dezembro de 2018 com partida da Alameda Cardeal Cerejeira (Alto do Parque Eduardo VII), seguindo um percurso circular de 8 Km, que teve a duração de cerca 3h30 e nível de dificuldade baixo. Visitámos as zonas do Princípe Real, Chiado, Praça do Município, Terreiro do Paço, Restauradores e Avenida da Liberdade, com passagem pela Wonderland Lisboa.

 

AS SALINAS E O FLAMINGO

 

A caminhada "As Salinas e o Flamingo", 12ª do Núcleo Aventura & Passeios Pedestres, realizou-se a 12 de Janeiro pela cidade de Alcochete, com visita às Salinas do Samouco, tendo contado com 36 participações. Os flamingos não têm sido vistos nesta reserva, mas o grupo acompanhou com bastante interesse o biólogo que os guiou na visita, mostrando e transmitido conhecimentos sobre as espécies ali residentes.

Na vila de Alcochete, o passeio teve como ponto de partida a Praça de Toiros e passagem por alguns locais históricos, terminando na Cais.

Esta caminhada durou cerca de 3h00 e o percurso, circular de 5 Km, foi de dificuldade baixa.


PASSEIO RIBEIRINHO DE ALHANDRA

 

A 13ª caminhada organizada pelo Núcleo Aventura & Passeios Pedestres decorreu a 9 de Fevereiro de 2019 e o percurso  foi o Passeio Ribeirinho de Alhandra.  Permitiu contemplar magníficas paisagens urbanas, campestres e ribeirinhas, sempre junto ao rio Tejo, até às imediações da antiga fábrica de descasque de arroz, em Vila Franca de Xira. Oportunidade, ainda, para uma subida ao miradouro de Alhandra e, no final do percurso a visita ao Museu de Alhandra, a Casa Dr. Sousa Martins.

A primeira parte da caminhada teve a duração de cerca de 3h00, para um percurso circular de 9 Km, com nível de dificuldade baixo. Na segunda parte as mesmas horas de duração e um percurso circular de 6Km, com nível de dificuldade médio.

 

TRILHOS DO CRISTO REI

 

A 14ª caminhada realizou-se a 16 de Março de 2019, um passeio que nos permitiu conhecer um pouco melhor Almada e Cacilhas. Percorremos a zona mais antiga de Cacilhas, com passagem no Cais do Ginjal e Museu Naval, em direcção ao Cristo Rei e à deslumbrante vista do seu miradouro. O passeio prosseguiu por Almada Velha, terminando no local de início, em Cacilhas.

Tratou-se, portanto, de um percurso circular com cerca de 9 Km. Teve a duração de 3h30, o nível de dificuldade foi baixo e participaram 24 caminheiros.

 

PASSEIO ANUAL AOS PASSADIÇOS DO PAIVA E AROUCA GEOPARK

 

A 13 de Abril de 2019 reunimos um grupo de 60 pessoas (membros NA&PP, familiares e alguns amigos), com partida de autocarro às 7.30h da manhã. Chegados a Arouca, após um óptimo almoço no Hotel S. Pedro, seguiu-se um passeio pela Serra da Freita com paragem para visita às Pedras Parideiras, um dos geossítios mais importantes e mais visitado nesta serra, devido à sua singularidade e peculiaridade geológica, onde assistimos à projecção de um filme em 3D que explica todo o fenómeno, seguido de visita acompanhada por guia local.

 

De regresso a Arouca, parámos para uma visita pelo Centro Histórico, onde tivemos oportunidade, além de visitar a Igreja do Mosteiro de Sta. Maria de Arouca, de usufruir de uma prova de doces conventuais na Casa dos Doces Conventuais de Arouca. O jantar, realizou-se novamente no hotel, seguido de animação musical para quem, ainda com reservas de energia, quis dar um «pézinho de dança». Após o jantar, todo o grupo foi agraciado com uma simpática oferta da CCAM de Arouca.

 

No domingo, bem cedo, partimos rumo aos famosos Passadiços do Rio Paiva, um percurso que liga Areinho a Espiunca, ao longo de 8.700 metros, a maior parte dos quais em passadiços de madeira que acompanham as vertentes rochosas da margem esquerda do Rio Paiva. Foi um passeio verdadeiramente espectacular, onde, durante 3 horas, usufruímos de cenários com paisagens incrivelmente bonitas.

 

Depois do almoço no Hotel, tivemos ainda oportunidade, antes de regressar a Lisboa pelas 17.30h, de visitar o Museu de Arte Sacra, com o seu valioso espólio, aliado à imponência do edifício e à sua riquíssima decoração interior. Esta visita (guiada), oferta também da CCAM de Arouca, contou ainda com uma demonstração de algumas peças tocadas em Órgão de Tubos, que muito agradou aos assistentes.

 

O nosso especial agradecimento a todos os colegas da CCAM de Arouca, que foram inexcedíveis na forma como nos acolheram na sua terra.

 

CAMINHANDO ENTRE GAIOS E ROSÁRIOS

 

O Núcleo Aventura & Passeios Pedestres do CCDCAM levou a efeito, no dia 11 de Maio de 2019, a sua 15ª caminhada. Desta vez fomos até à bonita Baía da Moita, com os seus espelhos de água e as embarcações de pesca e de recreio a darem um colorido único a este enquadramento. Depois percorremos a zona ribeirinha, passando pela praia do Gaio-Rosário, sempre à beira-rio, com uma parte do percurso feito pela areia.

O encontro foi às 9h30 junto à Câmara Municipal da Moita, para efectuar o percurso circular de 10,5 Km, com a duração de 3 horas e o nível de dificuldade baixo. Participaram 28 caminheiros, membros NAPP, familiares e amigos.

 

ROTA DO ESCAROUPIM E DA CULTURA AVIEIRA

A 20 de Junho de 2019, antes da pausa para o período de férias, o Núcleo reuniu um grupo de 76 pessoas para um dia diferente por terras ribatejanas e, desta vez, sem caminhada.

Este encontro teve lugar em Salvaterra de Magos, aldeia de Escaroupim, onde fizemos um passeio de barco ao longo do rio Tejo. Oportunidade para nos serem dado a conhecer alguns factos e curiosidades sobre a origem, desenvolvimento e costumes dos seus habitantes. O programa continuou com uma visita ao Museu de Escaroupim, seguida de uma prova de vinhos do Ribatejo, ainda junto às margens do rio.

Depois da sardinhada no restaurante Quinta do Parque Real, seguimos para uma visita guiada à Falcoaria Real, onde assistimos a um filme sobre a biologia das aves e a uma sessão de treino e voo em liberdade.

 

******

CAMINHADAS

Conhecidas por muitos como passeios pedestres, pedestrianismo ou ainda por trekking, é uma actividade praticada ao ar livre, e ao mesmo tempo, um desporto de natureza, não competitivo nem agressivo. É uma actividade que pode e deve ser praticada em grupo, em família e por pessoas de todas as idades.

  • Não requer um equipamento sofisticado, material técnico, nem conhecimentos de cartografia ou orientação, caso se pratique em grupo acompanhado por um guia.
  • É um bom antidepressivo para combater o stress quotidiano das sociedades urbanas e, ao mesmo tempo, permite uma manutenção activa e saudável.
  • Faculta o conhecimento e a sensibilização do meio ambiente e também promove a protecção da Natureza.
  • Estimula a observação por lugares de interesse histórico e do meio natural, através da observação da fauna e da flora.
  • Fomenta a amizade e o conhecimento cultural, através das suas gentes, costumes e tradições.

Fonte: www.caminhadas.web.pt

 

 


Grupo

Fotografia do Grupo

Galeria de Imagens


Calendário de Eventos

No momento, não existem eventos disponíveis.

Coordenação do Núcleo

Natércia Duarte - Caixa Central

Rosa Correia - Caixa Central

João Carlos Cruz - Caixa Central

 

PARA CONTACTAR O NÚCLEO:

ccdcam.appedestres@creditoagricola.pt


Regulamento do Núcleo

 

Artigo 1º

Objectivos

O Núcleo de Aventura & Passeios Pedestres (NAPP) tem como objectivo promover o convívio entre os associados e seus familiares directos, participando em grupo em actividades lúdico-desportivas, de carácter não competitivo.

 

Artigo 2º

Admissão

a) Só podem ser admitidos como membros do NAPP os sócios do CCDCAM e seus familiares directos

b) Será cobrada uma quota mensal, no valor de 1 euro, por forma a contribuir para o orçamento anual do Núcleo

c) O NAPP disponibilizará equipamento, de acordo com as verbas orçamentadas, aos sócios que participem no mínimo em seis actividades anuais.

 

          Artigo 3º 

           Direitos dos membros

 

a) Participar em todas as actividades organizadas pelo NAPP, usufruindo das condições que forem proporcionadas em cada uma delas

b) Receber informação atempada sobre as actividades em que o NAPP se proponha participar

c) Propor a realização de eventos em várias zonas do país, devendo estas ser previamente aprovadas pelo NAPP no Plano Anual de Actividades

d) Apresentar sugestões de melhoria para o bom funcionamento do Núcleo.

 

      Artigo 4º

        Deveres dos membros

a)  Sempre que participar em actividades organizadas pelo NAPP o sócio será obrigado a utilizar o equipamento atribuído, por forma a promover a imagem do Crédito Agrícola e do CCDCAM

b) Comparecer com pontualidade nas actividades em que estão inscritos, em horário a definir antecipadamente pela Coordenação do Núcleo

c) Em caso de não comparência na actividade em que se inscreveu sem efectuar comunicação com a devida antecedência ao NAPP, caso a mesma tenha sido paga ou comparticipada pelo Núcleo, o sócio deverá ressarcir a quantia despendida por este.

          Artigo 5º

          Não sócios - Participação nos Eventos

Podem também participar nas actividades organizadas pelo NAPP elementos do agregado familiar dos sócios, bem como não sócios, em condições a divulgar em cada um dos eventos.

            Artigo 6º

A Coordenação do NAPP reserva o direito de alterar o presente Regulamento sempre que considere conveniente.

 


Membros do Núcleo

  Nome CCAM/Emp.
1 Natércia Duarte C. Central
2 Conceição Marques CA Serviços
3 Maria J. Henriques C. Central
4 Rosa Maria Correia C. Central
5 Isabel Nunes C. Central
6 M.Conceição Serejo CA Serviços
7 Paulo Jorge Silva C. Central
8 Ana Neff Silva C. Central
9 (Inactivo) xxxxx
10 Carla Filipa Chagas C. Central
11 Ana Isabel Martins C. Central
12 Serafim Oliveira Médio Ave
13 Sandra Ramos C. Central
14 M.Fátima Ferreira C. Central
15 M.Helena Morais C. Central
16 M.Rosário Cordeiro C. Central
17 Paula Cabrita C. Central
18 João Carlos Cruz C. Central
19 Ana Paula Alves C. Central
20 Luís Joaquim CA Serviços
21 Antónia Manços C. Central
22 Helena Sá C. Central
23 Patrícia Damião Familiar
24 J.Tomé Cunha C. Central
25 Teresa Matoso C. Central
26 João Henriques Familiar
27 M.Graça Canilhas C. Central
28 Ana Carrilho C. Central
29 António Cordeiro Familiar
30 Madalena Ramalho C. Central
31 Antónia Rosado C. Central
32 Vitor Ramalho Familiar
33 José M. Almeida CA Serviços
34 Fernando Matos C. Central
35 M.Lucília Monteiro CCDCAM
36 Isabel Marques C. Central
37 Franc. Rodrigues C. Central
38 Olga Filipe C. Central
39 João Fernandes Familiar
40 M.Conceição Silva Familiar
41 Paulo Baptista CA Serviços
42 Patrícia Monteiro C. Central
43 Edna Alvarez CA Serviços
44 Fernando Lima C. Central
45

Catarina Lima

Familiar
46

João D. Carrilho

Familiar
47 Nuno Simões Caixa Central
48 António Serra CA Serviços
49 M.Emília Peixoto Caixa Central
50 Beatriz Simões Familiar
51 Sandra Simões Familiar
52 Dina Lopes Paulo Caixa Central
53 Rui Miguel Coelho CA Serviços
54 Nuno G. Simões Caixa Central
55 Luísa Mourão Caixa Central
56 Paula Palermo Caixa Central
57 Catarina Rito CA Serviços
58  Ana Paula Viegas Familiar
59 Silvina Silvério Familiar
60 Cristina Gonçalves C. Central
61 Paula C. Rocha C. Central
62 Maria João Silva C. Central
63 João Oliveira Familiar
64 Dina Ambrósio C. Central
65 Isabel Cardoso Familiar
66 Alice Coimbra Familiar
67 José Bento Pernes e Al.
68 João Oliveira Rib. Norte e T.
69 José Nunes Caixa Central
70 M. Jesus Almeida Caixa Central
71 António Monteiro Familiar
72 Antónia Carreira Caixa Central
73 Augusto Carreira Familiar
74 António Almeida Caixa Central
75 Luís Carvalho Caixa Central
76 Eulália Fernandes Familiar
77 Álvaro Gonçalves Familiar

Download de Ficheiro

No momento, não existem ficheiros disponíveis para download.
« Voltar