Loading...

Triatlo

CCDCAM NO HALF IRON MAN DE SETUBAL

O testemunho do Hugo:

“Após 3 meses de treino e de duas provas de Triatlo na distância Sprint, decidi tentar fazer a famosa prova de triatlo de Setúbal. Após um sábado de ambientação às águas de setúbal e de verificações e check-in, Domingo, foi acordar de madrugada e sair de casa ainda de noite com aquele nervoso de quem nunca tinha feito uma prova nem com 1/3 da duração/distância.

Tentei desde o início na prova da natação colocar um bom ritmo dentro das minhas capacidades e apesar de inicialmente com o sol a nascer a a reflectir no mar o que dificultava a visualização das primeiras bóias a seção da água correu bem. 

No ciclismo apesar de não ter começado da melhor forma na transição foram 90km a tentar colocar sempre o melhor ritmo possível em plano e recuperando nas subidas onde me sinto melhor e a seguir o conselho do treinador João Lucas Coelho de não me esquecer de ir sempre ingerindo suplementos e águas para não quebrar em termos energéticos.

A corrida foi muito dura, quebrei bastante em determinadas alturas apesar de continuar a consumir géis e pedaços de bananas fornecidas pela organização, o cansaço quase me venceu e quase me fez parar de correr e tive de baixar bastante o ritmo de corrida mas consegui terminar a prova. 

Obrigado ao João Lucas Coelho pela ajuda e apoio em todo o processo. E vou continuar a treinar mais para conseguir fazer cada vez melhor.”

 

O testemunho do Ricardo:

“Foi com surpresa que 3 semanas antes do evento tinha uma inscrição no Triatlo de Setúbal.

Vindo de 2 semanas de treinos parados, sem objectivos concretos até maio, vi-me a tentar recuperar ritmo para uma prova que não podia deixar para trás.

Sábado dia de provar a água, organizar sacos e entregar a bicicleta pronta. A organização esteve à altura! Com pessoas simpáticas, filas organizada e processos claros, não havia muito a falhar.

Setúbal, pelo menos naquela frente ribeirinha, fervilhava com a ansiedade de muitos atletas que iriam marcar presença. E o ambiente era ótimo.

No domingo, dia de prova, foi acordar cedo, fazer o último check-up em casa e sair que já se fazia tarde! Chegado a Setúbal, ainda as estradas não estavam a fechar. ufff, estacionado pertinho da partida deu para ir ver a bicicleta, afinar ar dos pneus e deixar os sacos nos sítios definidos.

Chegada a Setúbal! Os 13°C atmosféricos não deixavam esquecer o frio que se sentia, mas sem vento e a água a trocar de posição antecipavam condições magníficas para a prova. Logo que os primeiros raios de sol venceram, deu-se o maior nervosismo. Largar tudo e sentir a areia nos pés enquanto aquecíamos o possível para entrar na água.

Caras sempre conhecidas, 2 dedos de conversa para distrair e logo veio a partida dos profissionais. 2 ou 3 min para entrar na água..

Começa! Que sentimento fantástico, água fria mas tolerável (ainda bem que coloquei 2 toucas!) faço o percurso demarcado mais que os outros que não gosto de confusão, concentrado a fazer “a minha prestação” mais que competir com outros, saímos para uma ligeira incursão na praia.. bolas que ainda se volta à água.. mais umas braçadas e acabou!

Repito mentalmente: tirar o fato, beber, por dorsal e capacete, calçar meias, agarrar sapatilhas e correr com a bicicleta. Tudo impecável, lento porque afinal não estava para tempos!

Saída de bicicleta, que sensação!! Ver pessoas por fim, depois de quase 1 hora enfiado em mim.. empedrado, cuidado! lombas, cuidado! Curva apertada, cuidado! Afinal o dia de ontem tinha rendido. Focado e relaxado segui a dar o que conseguia, repetindo: nutrição, água, isostar. Motivando-me que as subidas eram curtas e que haveria descidas. Uma volta feita, faltava ainda uma segunda volta, “tudo se faz!” dizia para comigo, e fazendo contas não ficava longe da métrica das 3 horas! Fantástico, pensava, sem treino, ainda bem que me conheço, forçava então os pedais nas subidas e descidas. O que houver a pagar, pago na corrida!

Cheguei, entrega a bicicleta, que organização! Prontos a receber, prontos a ler o meu número de dorsal e avisar onde estaria o saco com o equipamento seguinte. Repito: água, troca sapatilhas, chapéu e colocar nutrição. Ainda mal recuperado saio a correr agarrando uma água no fim da transição.

 

Faltam 21km de corrida! Sol, pessoas, alcatrão e empedrado! Última luta, e sucedem-se as pulseiras de contar as voltas (4 de 5km cada) que eu já não conseguiria separar a 1ª volta da 3ª.. com convicção, e apoio dos que fui vendo pelo caminho, ajudando a que me recompusesse do desânimo e cansaço que momentaneamente sentia, cheguei à reta da meta! A minha filha mais nova salta-me para a frente, agarro na mãozinha dela e quase que num esforço hercúleo (dela) acompanha-me em largos saltinhos até que cruzamos a meta, felicidade!! Olho o relógio e vejo 5:33! Bolas! Não foi o meu melhor tempo por 2 minutos, mas nunca com tão pouco treino conseguiria fazer o que fiz! E com tanta satisfação de ter visto amigos e família a apoiar. Não foi o mais rápido, mas sem dúvida um dos triatlos a repetir.”

 

QUEM SOMOS

 

Núcleo dedicado à dinamização de actividades desportivas que estão sob a égide da Federação de Triatlo de Portugal: Triatlo, Duatlo, Aquatlo e Aquabike.

Todas as actividades desenvolvidas neste Núcleo têm um cariz competitivo e estão limitadas a atletas federados. Associados do CCDCAM que desejem praticar qualquer actividade do Núcleo deverão entrar em contacto com o seccionista do Núcleo.

TRIATLO - natação + ciclismo + corrida.

 

O triatlo é uma actividade onde os atletas terão de efectuar, individualmente, um segmento de Natação, um segmento de Ciclismo e um segmento de Corrida, por esta ordem e sem paragem do cronómetro durante as transições.

As distâncias podem ser variadas:

Super Sprint: 300 metros de natação + 8 kms bicicleta + 2 kms de corrida

Sprint: 750 metros de natação +20 kms bicicleta + 5 kms de corrida

Olímpico/Standard: 1500 metros de natação + 40 kms de bicicleta + 10 kms de corrida

Triatlo Longo Médio (Half Iron Man): 1900 metros de natação + 90 kms de bicicleta + 21 kms de corrida

Triatlo Longo ITU: 4000 metros de natação + 120 kms de bicicleta + 30 kms de corrida

Triatlo Longo (Iron Man): 3800 metros de natação + 180 kms de bicicleta + 42 kms de corrida.

 

DUATLO - corrida + ciclismo + corrida.

O Duatlo é uma actividade onde os atletas terão de efectuar, individualmente, um segmento de corrida, um segmento de Ciclismo e um segmento de Corrida, por esta ordem e sem paragem do cronómetro durante as transições.

As distâncias podem ser várias:

Super Sprint: 2,5 kms de corrida +10 kms de bicicleta + 1 km de corrida

Sprint: 5 kms de corrida + 20 kms de bicicleta + 2,5 kms de corrida

Standard: 10 kms de corrida + 40 kms de bicicleta + 5 kms de corrida

Longa: 21 kms corrida + 80 kms bicicleta + 10 kms de corrida.

AQUATLO - natação + corrida.

O Aquatlo é uma actividade onde os atletas terão de efectuar, individualmente, um segmento de natação e um segmento de Corrida, por esta ordem e sem paragem do cronómetro durante as transições.

As distâncias podem ser várias:

Super Sprint: 300 ms de natação + 2 km de corrida

Sprint: 750 ms de natação + 5 km de corrida

Standard: 1500 ms de natação + 10km de corrid.a

 

AQUABIKE -  natação + ciclismo.

 

O Aquabike é uma actividade onde os atletas terão de efectuar, individualmente, um segmento de natação e um segmento de ciclismo, por esta ordem e sem paragem do cronómetro durante as transições.

 

Super Sprint: 300 ms de natação + 10 km de bicicleta

Sprint: 750ms natação + 20 km bicicleta

Standard: 1500 ms de natação + 40 km de bicicleta


Grupo

Fotografia do Grupo

Galeria de Imagens


Regulamento do Núcleo

Brevemente disponível.


Coordenação do Núcleo

João Coelho - CA Gest     

 

 

 


Calendário de Eventos

No momento, não existem eventos disponíveis.


Membros do Núcleo

Nº   Atleta CCAM/Emp.
     
1 João Coelho CA Gest (Atleta e Treinador)
2 Tiago Durão CA Seguros (Atleta)
3 Ricardo Marques Cx Central (Atleta)
4 Hugo Lopes Cx Central (Atleta)
5 David João Almeida CCAM Alenquer (Atleta)

 

Se é associado do CCDCAM e aprecia a actividade, junte-se a nós.


« Voltar