Loading...


Severa - O Musical

Severa - O Musical

28/03/2019

Filipe La Féria estreou recentemente o espectáculo "Severa - O Musical" sobre a mítica fundadora da Canção Nacional, a fadista que ficou na História como a primeira cantadeira do Fado, narrativa imortal do seu amor e paixão com o conde de Marialva.

"Severa - O Musical" revisita de uma forma contemporânea e surpreendente o maior mito da História do Fado: Maria Severa Onofriana (1820-1846), meretriz, cigana e cantadeira, marginal e transgressora, unanimemente considerada a criadora do Fado. Vinda com o seu cantar das ruas e vielas, das tabernas, das esperas de touros, das casas de meia-porta, das esferas mais desfavorecidas da Lisboa oitocentista, a sua história invoca os amores do Conde Vimioso - aristocrata marialva e boémio - com a célebre cantadeira, referência e símbolo da mitologia fadista cantada em poemas de fados, no Teatro, no Cinema e nas artes visuais. O mito da Severa teve origem no romance de Júlio Dantas (1901), transportado para a tela por Leitão Ramos, no primeiro filme sonoro português (1930).

"Severa - O Musical" vai levar-nos ao século XIX em Portugal, às esperas de touros, às tabernas da Mouraria, aos salões da aristocracia, à guerra entre liberais e absolutistas e à vida da criadora do Fado, num espectáculo glamoroso, romântico e pleno de emoção e aventura. É a alegoria perfeita do labirinto de paixões e conflitos que marcou o Fado.

"Severa - O Musical"´é um tema que fala da nossa História, do nosso país, num espectáculo emocionante e forte, em que o Teatro, a Dança, a cenografia e a beleza dos figurinos, contribuem decisivamente para La Féria realizar o seu mais ambicioso espectáculo de sempre - mágico e comovente, cómico e emocionante, humano e profundo - sobre a vida da verdadeira criadora do Fado Português.

Além do corpo de baile e da orquestra, do elenco fazem parte Anabela, Filipa Cardoso, Fernando Gomes, Yola Dinis, Filipe de Albuquerque, Cristina Oliveira, João Frizza e Francisco Sobral, entre muitos outros.

Este é o espectáculo que o CCDCAM vai proporcionar aos seus associados e famílias. Reservámos bilhetes para o Teatro Politeama no próximo dia 25 de Abril, à 21h30, na plateia.

 

« Voltar